sábado, 12 de outubro de 2013

Transição Capilar : Como tudo começou

    Olá meninas, bem, hoje tem novidade no blog. Vocês já estão acostumadas a todo sábado aqui ter post do projeto rapunzel falando sobre cabelos e dando dicas para crescimento, nesse meio tempo eu comecei a falar pra vocês que eu tinha decidido entrar na transição capilar mudando assim meu foco, mas não abandonei o projeto porque afinal eu queria sim que meu cabelo crescesse, agora mais do que nunca. Só que hoje em dia, estou sentindo a necessidade de abordar esse assunto, até porque existem muitas meninas que assim como eu, que também estão em transição, necessito dar dicas, tirar dúvidas, e dar palavras de apoio, portando decidi criar um espaço aqui no blog também aos sábados, mas calma, eu não vou abandonar o projeto rapunzel ele vai continuar normalmente, só que vou alternar os sábados, em um eu falo da transição, e em outro do projeto, certo? explicações feitas, agora eu irei falar um pouco do porque dessa minha decisão, vou tentar resumir ao máximo, espero realmente que leiam para poder compreender a história:








Primeiramente entendam o que é transição capilar: 

"transição capilar, é o período onde você larga as químicas para poder voltar ao cabelo natural"  

Parece ser tão fácil, mas não é, só quem relaxa ou alisa o cabelo sabe o quanto é difícil ficar sem química durante uns 3 meses, imagina ficar mais de 1 ou 2 anos sem nada, sofrendo com a baixa auto-estima , e com o  preconceito das pessoas, é por isso que eu abri esse espaço, para poder ajudar porque não é fácil passar por tudo isso, é um fase de escolhas e aceitação. 

Eis aqui a minha história capilar : 

   "Desde bem pequenininha minha mãe passou a alisar meu cabelo por ser mais prático, sinceramente eu não lembro como era meu cabelo, nem se eu gostava dele, e nem se eu fiquei feliz quando alisou, só sei que aquilo passou a ser parte da minha rotina, virou uma parte de mim , sempre tendo que retocar, escovar, chapar e assim por diante,  quando passei para a fase da adolescência comecei a cuidar mais dele, hidratar, usar solto, daí passei a amar ele liso, e assim se foram mais ou menos 11 anos de químicas.
   Minha última química foi dia 15 de julho, e até aí eu continuava amando meu cabelo liso, tanto que comecei o projeto rapunzel para poder divar com ele gradão na praia haha, só que em algum dia onde eu estava pesquisando sobre cabelos para poder fazer os posts, eu me deparei com um vídeo(não lembro de quem) sobre o assunto, e me deparei também com o grupo Cacheadas em Transição, foi aí que eu comecei a repensar tudo e toda minha trajetória capilar, comecei a perceber o quanto eu me privava por causa do meu cabelo, me privada da praia, me privava da chuva, me privava de muitas coisas, vi também que eu gosto de ser uma pessoa tão livre, e porque justamente eu deveria ser presa por causa do meu cabelo? vi que eu não iria conseguir passar o resto na minha vida naquela rotina, retocar, escovar, chapar, ficava lindo por fora, mas por dentro o cabelo ficava machucado, maltratado, e percebi que não tem nada haver comigo, meu estopim foi quando fiz uma selagem e quase fiquei intoxicada com o cheiro do produto, será que valia a pena arriscar minha vida assim? e o pior ainda foi quando vi uma história no grupo de uma garota que morreu por causa do formol, ela descobriu um câncer por causa dele, mas já era tarde demais, definitivamente eu não queria arriscar minha vida assim, algumas pessoas dizem que é exagero falar em morte, se é exagero então vamos citar algo mais 'leve', que tal ficar careca? sim, isso acontece com muito mais frequência do que achamos, o tal chamado 'corte químico', quem nunca se deparou com cabelo arrebentado, ou totalmente careca em alguma região da cabeça após uma química? eu já tive isso, e posso falar que é horrível. Pois bem, tudo isso me incentivou, sem falar nos cachos que são uma história á parte né? eles são lindos e cheios de personalidade, e eu queria o meu assim , e eu vou ter.
    Então desde dia 15 de julho de 2013, estou sem nada nos cabelos, estou cuidando deles, iniciei um cronograma capilar (falei aqui) , e estou pretendendo cortar ele em dezembro(assunto para outro post), há e eu estou a 2 meses sem chapinha, e isso para mim é uma vitória, tudo que eu mais quero agora, são meus cabelos saudáveis, sem me importar pelo o que vão falar, eu sei que vou sofrer muito preconceito, que vou chocar muita gente com essa decisão (poucas pessoas sabem), mas eu já liguei um foda-se, quem entra em transição, tem que estar disposto a tudo e todos, porque não vai ser fácil, por isso eu digo, busquem apoio, pai, mãe, irmã, amigos, ou até mesmo, pessoas que estão na mesma situação que você, procure vídeos, grupos, e tenha muito foco, e saiba que tudo isso vai valer a pena no futuro. "

Fiquem agora com fotos de como era meu cabelo, até a ultima química:







ATUALIZAÇÃO 07/02/2014 - EU JÁ PASSEI PELA TRANSIÇÃO, E JÁ FIZ O BIG CHOP, VEJA AQUI : (http://www.blogcarmelitas.com/2013/12/transicao-capilar-big-chop-fim-da-minha.html )


Veja todos os post sobre transição até agora: 

Transição Capilar : Por onde começar?

Curta a nossa fã page :


É isso meninas, alguma de vocês está na mesma situação que eu? Conte-me a sua história, eu adoraria saber :*



40 comentários:

  1. Estou sem química a um mês e ontem cortei bastante as pontas. Esta sendo difícil mas não vou abandonar meu propósito de ter meu cabelo natural e com saúde novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim mesmo , tem que ter foco! força colega, e qualquer coisa fale comigo :*

      Excluir
  2. Eu passei por isso gata... e venci! Fiz meu BC há umas 3 semanas, depois de 10 meses sem química. Não é um período fácil, mas vc vai aprender a confiar mais em vc neste período! Não me arrependo nem um pouco e, apesar de estar com o cabelo curtinho, to aprendendo a gostar dele assim!

    ResponderExcluir
  3. Liiiiiiiiiiiiiiindaaaaaaaaaaaaa! Meu Deus, seus cachinhos lindos demais! Agora já tô conseguindo te imaginar natural :P Estou mais ansiosa ainda. Guente firme que com certeza vai valer a pena. Uma das melhores decisões que tomamos na VIDA né? Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Sou meeega a favor de cada uma assumir seu cabelo como eh... o meu tem ondas irregulares, claro que vez ou outra eu mudo, aliso bem ou fa;o mil cachos, mas pela sua foto de pequeninha vai ficar mega lindo qdo vc terminar esse processo, o liso ah bonito, eh pratico, mas o cacheado tem personalidade!! ja reparou que nao tme um igual ai outro?? cada um tem seu jeitinho....eh lindo demais... ja estou te seguindo no face para acompanhar!!! bjinhosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é , obrigada por ter comentado , espero que goste do blog :*

      Excluir
  5. Estou a um ano sem química e amiga vou te falar..não é nada fácil mesmo. Mas vc faz certo, pq pagar uma fortuna para destruir os cabelos (pq essas quimicas detonam o cabelo), quando se pode gastar tudo em creme e tratar em casa!?
    Parabéns pela atitude!
    Devemos nos aceitar como somos!

    ResponderExcluir
  6. Aêee mais uma a tomar essa sábia decisão. Não podia deixar de te parabenizar, é a primeira vez que venho ao teu blog e tenho que te dizer que embora seja muito difícil no começo, as pessoas logo te verão como um exemplo a ser seguido. Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Aêee mais uma a tomar essa sábia decisão. Não podia deixar de te parabenizar, é a primeira vez que venho ao teu blog e tenho que te dizer que embora seja muito difícil no começo, as pessoas logo te verão como um exemplo a ser seguido. Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Estou em transição também, só não consigo me livrar da chapinha porque o capacete está começando a aparecer, rs. Seus cabelo está mais pro crespo ou tem cachos mais abertos? Porque meu cabelo é ondulado/cacheado e tenho dificuldade em encontrar conteúdo que me sirva porque a maioria é para cabelos crespos. De qualquer forma parabéns pela atitude, cachos são muito mais bonitos que cabelo chapado na cabeça (sofri pra aprender isso). Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu é cacheado .. mas não se preocupe .. aqui eu vou ajudar todos os tipos de cabelo ok? Beijão :*

      Excluir
  9. Força na peruca fina. Estamos juntas nessa. Estou fazendo transição capilar pela segunda vez. Eu não aguentei na primeira, mas dessa vez é uma questão de honra. Vou te acompanhar para me dar força :)

    ResponderExcluir
  10. Fooorça ! tbm estou em Transição faz 8 meses e está sendo muito difícil, no início pensei em desistir, mas estou aí firme e forte, tenho certeza q vai valer a pena :) . bjj

    ResponderExcluir
  11. Vou entrar em transição capilar e necessito citar seu blog no post que estou preparando para tratar do assunto, tudo bem?

    www.lilasesol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Estou na transição há 2 anos. Isso porque não tive coragem de fazer o grande corte e fui cortando aos poucos. Agora, falta mais ou menos 10% para retirar. Como meu cabelo cresce mas o crescimento não aparece, fiquei receosa de cortar muito o cabelo e cair na tentação de colocar química no cabelo. Embora um tanto sofrida, vi a evolução do meu cabelo à medida que passava o tempo. Me sinto livre e descobri um cabelo que não conhecia, charmoso e único. A cada dia descubro um pouco mais sobre como lidar com ele. Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que lindo elisangela... isso tudo é muito libertador *-*

      Excluir
  13. Nossa, está sendo tão difícil para mim, estou no terceiro mês de transição, me sentindo super bruxa, sou uma pessoa extremamente vaidosa e sempre. mais sempre mesmo usei meus cabelos compridos, tive corte químico na parte da frente quando fiz a ultima selagem em Agosto, então por conta disso tive que cortar bastante para disfarçar a cagada que aconteceu. estou extremamente triste, pois ninguém está me apoiando, meu marido, meu irmão, amigos, e até meu chefe me criticou, consigo forças através desses sites que leio falando de transição, e porque sei o quanto dá trabalho e gastos mante-los lisos sempre, espero que o tempo passe logo, pois essa fase de duas texturas é a pior, nem rabo de cavalo fica bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me identifiquei muito com o que você falou, eu estou com 4 meses e também estou me sentindo uma bruxa.. também sou super vaidosa .. só uso o cabelo solto.. e tal. e o apoio eu tenho.. só que nunca ngm vai entender realmente o que a gente sente.. sou como você .. acabo recorrendo ás meninas que estão na mesma situação, você já pensou em fazer o big chop? seria uma solução! dizem que é libertador..

      Excluir
  14. Meninas, se deixar a química e fizer chapinha fica o mesmo resultado no final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem meninas que preferem fazer isso.. mas eu não indico.. porque a chapinha danifica o fio.. e consequentemente o cacho que está nascendo

      Excluir
  15. estou também em fase de transição ,pesquiso muito sobre isso para ter forças pra continuar ,e esse blogs que falam sobre o assunto ajudam muito ,com isso criei um para relatar a minha experiencia .estamos juntos nessa ,um dia a gente chega lá......

    ResponderExcluir
  16. olá, estou há 5 meses sem colocar química, cresceu bastante, mas não quanto o esperado, acha que eu deveria cortar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corte quando você se sentir preparada e bem pra isso! eu cortei o meu com 5 meses, e não me arrependo!

      Excluir
    2. você cortou em que tamanho ?

      Excluir
    3. Olha esse post aqui, tem tudo sobre o corte : http://www.blogcarmelitas.com/2013/12/transicao-capilar-big-chop-fim-da-minha.html

      e olha esse também que é 1 mês depois mostrando a evolução dele : http://www.blogcarmelitas.com/2014/01/1-mes-de-big-chop.html

      espero que ajude, beijo :*

      Excluir
  17. ola, tenho cinco meses sem quimica,dando selante q\ dizem ser somente para tratar ,não tem algum problema,E

    ResponderExcluir
  18. Oooi adorei o post!
    eu usei o cabelo liso por 8 anos e só me libertava dele na praia porque eu amo o mar. Um dia fui para a praia com amigos que não conheciam meu lado Wild e eles ficaram surpresos e me deram super apoio para manter enrolado! aí eu criei coragem e resolvi usar enrolado sempre. Depois de um ano de curso já eu resolvi ir de cabelo enrolado para a faculdade e ficaram surpresos também! ngm acreditava que era o meu cabelo natural e alguns perguntaram se eu tinha feito o cabelo para alguma festa ou algo assim. eu me bati muito para aprender a cuidar e manter ele bonito como merece, mas valeu todo o trabalho. E sinceramente acho que da o mesmo trabalho para cuidar dele enrolado e dele liso...
    Claro que eu tive problemas com a baixa estima e aceitação de algumas pessoas, mas o que me ajudou muito foram os familiares e principalmente o namorado que gosta do meu cabelo de qualquer jeito.
    Sou muito feliz porque posso escolher liso ou enrolado, enquanto muitas amigas só podem com o liso ou são escravas da chapinha. Eu tenho liberdade e sou muito mais feliz assim!
    Eu fiz química só 2 vezes durante os 8 anos, escova progressiva, então talvez minha transição tenha sido um pouco mais fácil, mas a dificuldade psicológica para um passo desse continua sendo enorme.
    Espero que muitas meninas consigam fazer a transição e sejam felizes com isso!
    E espero que tenham gostado da minha história! Agora estou começando o cronograma capilar e espero potencializar a beleza dos meus cachos <3

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ! Seu cabelo já era lindo chapado.
    Sofro com o meu 5 meses sem relaxamento.Iria aplicar agora em julho.Pesquisando na web de como cachear os cabelos, No ovos a me deparei com milhares de mulheres q estavam na mesma cituação,foi o q me motivou,já estou até seguindo algumas dicas.Tem horas q prefiro n olhar no espelho,esta horrível! fofo no meio às pontas ralas.Triste".Espero poder continuar,aguentar até onde consigo usar assim.Costumo usar franja detesto ele lambido na frente. Esta sendo difícil. AMO CACHOS E COM VOLUME, LINDO QUEM USA,N SEI SE VOU ADEQUAR COM ESSE NOVO.Pois meu cabelo já é volumoso mas n fica legal igual aos q vejo.As pontas n cacheia.Esta sendo muito dificil😣

    ResponderExcluir
  20. Amei seu depoimento e seu blog que estou conhecendo agora! Como me identifico! estou em transição, minha ultima química foi em dezembro/2014.. 7 meses e meu cabelo já esta na orelha. Achei que nunca teria coragem para isso antes, mas após ouvir várias declarações resolvi mudar da noite pro dia, ja fazia 2 meses que estava sem quimica e deixei rolar, tentava texturizar mas meu cabelo estava muito grande, e nada ficava, mas tudo foi muto rápido pra mim, meu cabelo estava crescendo e queria ve-los logo, desci cortar uns 5 dedos para tentar deixar eles mais ondulados, mas não ficava do jeito que queria, então procurei uma cabeleireira de confiança e cortei bem curtinho! foi a melhor coisa que fiz, estou apaixonada e cada dia mais tenho certeza que fiz a melhor escolha, não tive medo de como seriam as reações, mas não quis espalhar. Após o corte postei uma foto e recebi muitos elogios e força para eu continuar, o que me deixou muto surpreendida. Até hoje o que mais escuto é - Porq vc não pensou nisso antes? - Você fica mais linda assim! - esta muto mais estilosa! - combina muito mais com você! .. eu sou outra pessoa e recomendo isso a todas, vale a pena!

    ResponderExcluir
  21. Oi Carine! Estou sem química há alguns meses e firme na transição. Há poucos dias cortei meu cabelo quase no ombro, sendo que ele era quase no bumbum antes. A transição está sendo incrível pra mim.

    Beijinhos no coração!
    http://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
  22. Você ficou bem mais linda cacheada.
    www.cacheandocommirellydarlen.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...